wiki:messenger/faq_socket

Version 2 (modified by alexandrecorreia, 16 years ago) (diff)

--

FAQ - para o gerenciador de conexões ( Socket em C )

O que é o jabber ?

Jabber é um protocolo aberto, com bases XML, para sistemas de mensagens instantâneas. Software com bases Jabber é distribuído em milhares de servidores através da internet e usado por cerca de dez milhões de pessoas em todo mundo, de acordo com a  Fundação Jabber Software.

Como é seu funcionamento ?

Jabber é um conjunto de protocolos e tecnologias XML de transmissão de dados, que permite a duas (ou mais) entidades na Internet trocarem mensagens e outras informações estruturadas praticamente em tempo real.

Porque utilizar o Jabber ?

As tecnologias jabber oferecem várias vantagens importantes:

  • Abertura - os protocolos Jabber são gratuitos, abertos, públicos e de fácil compreensão, além disso existem múltiplas implementações de clientes, servidores, componentes e bibliotecas de código.
  • Padronização - A IETF( Internet Engineering Task Force ), formalizou o núcleo dos protocolos XML de transmissão de dados como uma tecnologia de mensagens instantâneas e presença sob o nome de  XMPP e as especificações XMPP foram publicadas como RFC 3920 e RFC 3921.
  • Confiabilidade - as primeiras tecnologias Jabber foram desenvolvidas por Jeremie Miller em 1998 e estão bastante estáveis agora, centenas de desenvolvedores estão trabalhando em tecnologias Jabber, existem dezenas de milhares de servidores Jabber funcionando na Internet hoje e milhões de pessoas usando o Jabber como mensageiro instantâneo.
  • Descentralização - a arquitetura da rede Jabber é similar ao e-mail, como resultado qualquer um pode ter o seu próprio servidor Jabber, permitindo às pessoas e organizações terem total controle sobre suas mensagens instantâneas.
  • Segurança - qualquer servidor Jabber pode ser isolado da rede Jabber pública ( por exemplo, a intranet da empresa ), além disso fazem parte das especificações XMPP medidas de segurança robustas, usando SASL e TLS.
  • Extensibilidade - usando o poder das "XML namespaces", qualquer um pode construir funcionalidades sobre os protocolos centrais, para manter a interoperabilidade, as extensões comuns são mantidas pela Jabber Software Foundation.
  • Flexibilidade - as aplicações Jabber, além das mensagens instantâneas, incluem gerenciamento de rede, gestão de conteúdo, ferramentas de colaboração, compartilhamento de arquivos, jogos e monitoramento remoto de sistemas.
  • Diversidade - uma grande quantidade de empresas e projetos de código aberto usam os protocolos Jabber para criar e desenvolver aplicações e serviços.

Como posso saber que meu Servidor Jabberd2 está funcionando ?

Dentro de seus arquivos de configuração (c2s.xml, sm.xml), é possível definir o nível e o local para que sejam gerados os arquivos de log. Os níveis para o log vão de 0 a 7, sendo o 7 seu nível máximo.

Como posso testar meu Servidor Jabberd2 ?

Existem vários clientes como Gaim,Pandion e Psi.Escolha um de sua preferência instale em uma máquina, configure este cliente e tente se conectar ao Servidor Jabberd2.

Necessariamente tenho que usar o dB da Berkeley com o Jabberd2?

Não.Pode ser usado outro banco, verifique na página do desenvolvedor quais são os bancos suportados por este Servidor Jabberd2.

Necessariamente tenho que usar o LDAP para autenticação do Jabberd2

Não.Pode ser usado outro tipo de autenticação, verifique na página do desenvolverdor quais sãos os tipos de autenticação suportados por este Servidor Jabberd2.

Onde posso encontrar os fontes para compilar o Jabberd2?

Os fontes do Jabberd2, podem ser encontrados nesse link,  Jabberd2.

Como faço para usar o Expresso Messenger ?

Depois de instalado,configurado e testado com um cliente (GAIM,Pandion,Psi) de sua escolha, é necessário que você entre como o administrador e na parte de configurações do Instant_messenger, clique no botão Start_Script.Em cima desse botão aparecerá o número do processo que está rodando o script IMManager.php no servidor.

Não estou conseguindo levantar o IMManager.php ?

Verifique se está instalado no seu servidor o pacote do php5-cli ( PHP5 command line ) instalado em seu servidor.

O Expresso Messenger roda em php4 ?

Não.Para rodar o Expresso Messenger é necessário o PHP5.

Existe algum tutorial de como utilizar o Expresso Messenger ?

Sim.Dentro do módulo no Expresso, o usuário poderá encontrar explicações de seu funcionamento.

Existe algum tipo de restrição de acesso ao Expresso Messenger ?

Sim.Somente a nível de WEB, para que o usuário utilize o Expresso Messenger é necessário que o administrador defina as permissões. Podendo ser para um grupo ou um usuário específico.


  • Faça o download do módulo Expresso Messenger nesse link ou no item Downloads do site Expresso Livre.