wiki:messenger/installing_socket

Version 16 (modified by alexandrecorreia, 16 years ago) (diff)

--

Instalando

Para a instalação desse serviço é necessário que seja realizada duas etapas:

  • disponibilização de um servidor Jabberd2;
  • aquisição do módulo Expresso Messenger.

Servidor Jabber

Existem várias implementações Jabber além de inumeras maneiras de instalar, ou com um processo de compilar e configurar, ou atráves de vários métodos pré-empacotados.

Recomendamos que para o uso desse serviço seja usado as versões mais recentes que podem ser encontradas no site do projeto  Jabberd2. Atualmente a instalação usada em nosso servidor é 2.1.23, sendo está a última lançada (até esta data 26/03/2008), apresentando várias melhorias conforme o  ChangeLog do projeto.

Dentro do nosso fórum já existem dois documentos, um deles explica como compilar e instalar o Serviço Jabberd2, e outro como configurá-lo,acessando este link.

Caso ainda queira, pode ser utilizado os pacotes que se encontram dentro da Distribuição Debian, mas a versão disponível apenas é encontrada nos repositórios Sarge Backports, pois olhando o status de desenvolvimento do pacote no site oficial do Debian, o mesmo ainda encontra-se em fase experimental nesta última distrubuição com codinome Etch. O documento acima citado para configuração do Serviço Jabberd2 pode ser usado como base para este pacote também.

Usando uma distribuição Debian, configure seu arquivo sources.list para um repositório do tipo backports para baixar/instalar o pacote jabberd2-ldap-bdb, também é necessário baixar/instalar o pacote jabber-common.

Caso você já tenha instalado este pacote em outra distrubuição e queira compartilhar sua experiência, envie um documento no formato pdf para os seguintes emails:

  • Alexandre Correia - alexandrecorreia@…
  • Rodrigo Souza - rodsouza@…

Manuais de Instalação do Projeto Jabberd2

Se ainda quiser mais informações, acesse os seguintes endereços.

Módulo Expresso Messenger

Este módulo possui os mesmo requisitos de instalação que os demais módulos do Expresso, assim sendo o procedimento de instalação ocorre da mesma forma que os demais.

O módulo Expresso Messenger pode ser encontrado no item Downloads do site Expresso Livre ou ainda nesse link.

Verifique os pré-requisitos necessários para a utilização deste módulo.

Ver pré-requisitos