wiki:messenger/intro

Version 2 (modified by rodsouza, 17 years ago) (diff)

--

1. Introdução

O módulo de mensagem instantânea utiliza o serviço  Jabber como agente responsável pelo gerenciamento de contas e troca de mensagens. Este serviço é orientado a conexão, a comunicação cliente-servidor é estabelecida através de socket utilizando o padrão XML.

1. Introdução

O Mensageiro Instantâneo do Expresso é uma aplicação que permite o envio e recebimento de mensagens instantaneamente. Através da sua lista de contatos, você pode trocar mensagens e arquivos com seus contatos. Através da lista também é possível saber se seus contatos estão Online ou Offline. Para a troca de mensagens basta clicar em cima do nome do seu contato, se o mesmo estiver online ( verifique a sessão Indicador de Status ) abrirá uma janela onde você poderá enviar/receber as mensagens. O Mensageiro Instantâneo do Expresso está associado a um serviço de mensagens instantâneas Jabber, este serviço é responsável pelo armazenamento dos seus contatos, preferências e mensagens.

( figura 1 ) Im Screenshot

2.Browsers Suportados

Windows XP/2000/ME/98/95:

  • MS Internet Explorer desde a versão 6.0
  • Mozilla Firefox desde a versão 1.5

Linux:

  • Mozilla Firefox desde a versão 1.5

3.Menu Preferências

Para acessar suas "Preferências", basta dar um clique com o mouse e abrirá uma menu com as opções de Adicionar Contato, Remover Contato e Informações Adicionais

4. Lista de Contatos

Na lista de contato, você visualizará seus contatos.

  1. Status dos Usuários
  • Contato Online
  • Contato Offline
  • Contato aguardando autorização ou não autorizado
  • Existe uma janela aberta para a troca de mensagens
  1. Adicionando um novo contato

Para adicionar um novo contato, selecione uma organização e automaticamente carregará os usuários que tem permissão para usar o Mensageiro Instantâneo Expresso. Para escolher seu novo contato basta apenas dar um clique em cima do nome desejado. Logo abaixo, três campos são necessários para adicionar o novo contato, sendo que o campo "Email Expresso" e "Nickname" são preenchidos no momento da escolha do novo contato e o campo grupo terá que ser definido. Tendo os três campos preenchidos basta clicar no Botão Adicionar ( ) .

  1. Removendo um contato

( figura 3.2 ) Remover Contato

Para remover um contato da sua lista ( conforme figura 3.2 ), selecione na lista e clique no botao Botão Remover ( ) .

5. Preferências Avançadas

( figura 3.3 ) Preferências Avançadas

Clicando com o botão direito do mouse, você tera acesso a um menu ( conforme figura 3.3 ), com as seguintes funcionalidades :

  • Apelido: Renomeia o Apelido(Nickanem) do seu contato
  • Grupo: Muda seu contato para um novo grupo
  • Remover: Exclui o contato
  • Ver Info: Visualize as informações dos seus contatos

6.Informações Adicionais

Efetuando o cadastro ( conforme figura 4 ) com seus dados, os contatos que você adicionou em sua lista poderão ver essas informações. Cada contato cadastrado em sua lista também possui esta opção ( veja Preferências Avançadas, opção Ver Info).

7. Troca de Mensagens

Clicando com o mouse em cima do nome do contato escolhido, abrirá uma janela ( conforme figura 5 ), para a troca de mensagens. Nessa mesma janela existe um menu, o qual é possível configurar o formato da : Fonte, Tamanho, Cor e o Estilo. Você também pode enviar os Smiles, clicando nessa figura .

8. Troca de Status

Já está disponível o recurso de mudar o status para "online/offline".