wiki:phpgwapi/atualizar22

Version 2 (modified by diegomoreno, 13 years ago) (diff)

--

Como atualizar seu Expresso para a versão 2.2


Ao baixar o pacote da nova versão do Expresso, sua atualização é semelhante às outras atualizações (veja esta página?) com algumas particularidades descritas a seguir:

Atenção:Procure simular essa atualização em um ambiente de homologação.

Este procedimento irá interromper o serviço temporariamente. Proceda em horários sem utilização

Atualização do header.inc.php

Logo após descompactar o pacote e copiar o conteúdo de seu header.inc.php para a nova versão acesse seu localhost, deve aparecer uma tela como abaixo: Tela de atualização 2.2 - 1

Entre com o usuário expresso-admin e sua senha, o procedimento irá obriga-lo a recriar seu header.inc.php. clique em "Escrever Configurações" como na tela abaixo ou salve e copie manualmente:

Tela de atualização 2.2 - 2

Atualização dos módulos pelo setup

Após feito isso você deve entrar em /setup novamente e se logar como expresso-admin. Uma tela como esta abaixo irá aparecer:

Tela de atualização 3

Após clicar em atualizar, a última opção de atualização dos módulos deve estar como na imagem abaixo:

Tela de atualização 2.2 - 4

Atualização das frases novas

Além de todas as modificações estéticas e de segurança, é importante atualizar o idioma pois existem frases novas.

Atualização de frases no banco

Configuração das Cotas do Expresso Mail por OU

Inclusão das seguintes funcionalidades:

  • Cota de usuários por setor;
  • Cota de disco por setor;

Para habilitar o controle de cotas de usuários e disco, é necessário selecionar a opção "sim" de "Usar controle de quotas por ou:" em configurações globais no módulo admin. Tela de atualização 2.2 - 8

Após habilitado, ao criar uma nova 'OU' deverá ser informado a cota para usuário e a cota para disco, sendo que se nenhum valor for informado o expresso tomará como valor default '0';

Ao criar um usuário será verificado o limite das cotas tanto para usuário por setor quanto para o espaço em disco que já está utilizado, para que estes não exceda o limite das cotas.

Na tela de Organizações do expressoAdmin poderá ser verificado a quantidade de usuários e disco usado para cada 'OU' e suas respectivas cotas, sendo que as mesmas poderão ser alteradas clicando no link 'editar' referente a cada 'OU'.

Para quem já tinha o expresso instalado e já utilizava o controle de quotas, basta mudar o código e não será necessário mudança no ldap. Quem tinha instalado e nunca configurou o ldap para aceitar os dois atributos necessários para o controle de quotas, basta adicionar o esquema phpgwquotacontrolled.schema em seu ldap. Esse arquivo encontra-se na pasta do instalador.

Configuração das Preferências padrões do Expresso Mail

Na versão 2.2, o módulo Expresso Mail possui muito mais diretivas para alterar, pois isso é recomendável definir pelo menos as preferências padrões, para evitar problemas ao carregar o módulo,

conforme a imagem abaixo:

Tela de atualização 2.2 - 10

Configuração do Gerenciador de Arquivos (FileManager)

O controle de cota por organização foi implementado de forma similar a como foi desenvolvido o controle de cota de disco e de usuário do ExpressoMail?.

Para ativar o controle de cotas, segue-se a mesma idéia as cotas por disco de e-mail e de usuários. Basta ativar a opção "Usar controle de quota por Ou" nas configurações globais do expressoAdmin e setar as respectivas informações ao adicionar/salvar um setor.

Para instalações antigas do expresso, é necessário adicionar o atributo novo, para novas, o atributo é adicionado na instalação.

Segue a imagem de como proceder para alterar as cotas, foi implementada pesquisa por usuário:

Tela de atualização 2.2 - 12

A partir desse momento pode-se configurar um alerta automático para um endereço de e-mail quando um usuário fizer o upload de um arquivo. A idéia é que o administrador possa escolher um usuário do Filemanager e definir endereços que serão avisados toda vez que este usuário fizer um upload, para adicionar os e-mail segue a imagem abaixo:

Tela de atualização 2.2 - 11

Configuração do Mailman Admin

É um Módulo que tem como função gerênciar a utilização de listas de distribuição por grandes corporações, como por exemplo histórico de mensagens, permissões de envio de mensagens, dentre outros, porém abre-se uma quantidade muito grande de possibilidades de novas funcionalidade e regras de gerência de listas providas pelo Mailman. Isso melhorará a performance, diminuição de filas internas e gerência, principalmente quando estão envolvidos quantidades muito grande de usuários em comunicações corporativas, o que é muito comum em grandes Empresas.

Para configurar siga os passos abaixo:

Selecione no módulo Administrador as Configurações Globais do Mailman Admin:
Tela de atualização 2.2 - 6

O próximo passo é preencher os seguintes campos:

Tela de atualização 2.2 - 7

Digite o DN usado pelas listas
Informar a base dn onde as listas se localizam no LDAP;

Digite o NOME do grupo de administradores de listas
Informar o nome do grupo daqueles usuários que poderão criar e excluir listas;

Digite o DN do grupo de administradores de listas
Base dn onde está localizado o grupo de administradores de listas;

Digite o domínio usado pelas listas
Domínio das listas; normalmente é informado o próprio domínio da raiz LDAP, mas é possível usar outro domínio, que também deve ser informado aqui;

Digite a porta utilizada pelo Mailman
Normalmente é a porta 80;

Digite o endereço IP do servidor Mailman
Informe o endereço IP em que o servidor mailman está instalado.

Digite o caminho do programa de sincronização do Mailman
A interface entre o mailman e o Expresso se dá via execução de um script php que é acionado sempre que houverem modificações nas listas administradas por ele, isto é, as listas manipuladas no Ldap serão sincronizadas com o banco de dados do Mailman.

Deve ser informado o diretório onde será acionado o script de sincronização cmd.syncMailmanRHDS.php no servidor Mailman; o arquivo fica em /var/www/mailman/, mas o /var/www/ deve ser ignorado, sendo portanto informado /mailman/cmd.syncMailmanRHDS.php.

Configuração do Expresso Reports

Tela de atualização 2.2 - 9

Para o Expresso Reports funcionar corretamente, é necessario alterar a diretiva do php.ini mbstring.func_overload setando o valor para 0 (zero).

Attachments