wiki:versoes/251

Version 4 (modified by douglas, 5 years ago) (diff)

adição de descrição de funcionalidades

Ciclo 2.5.1

Destaques

Para visualizar todas as correções e melhorias deste ciclo, veja o roadmap: 2.5.1

ExpressoMail

  • Otimização tempo de carregamento no modulo ExpressoMail: Esta melhoria consiste na otimização do código do módulo ExpressoMail, e na disponibilização de duas preferências ao usuário que desabilitam as funcionalidades "Sinalizadores e Marcadores" e "Alerta de critério atendido no filtro de mensagens". É sabido que estas duas funcionalidades impactam diretamente no tempo de carregamento do módulo, e desta forma como alternativa, tornou-se opcional a ativação ou não destas funcionalidades.
  • Possibilitar a pesquisa por mensagens na tela de anexar mensagens: Esta melhoria visa possibilitar que o usuário faça pesquisas por mensagens para em seguida anexá-las à outra mensagem em edição, facilitando a localização de mensagens e agilizando a tarefa do usuário. Essa pesquisa será disponibilizada junto à tela de Anexar Mensagem.
  • Possibilitar anexar mensagens via recurso drag-and-drop: O objetivo desta melhoria é que seja possível ao usuário arrastar mensagens já abertas (através da aba) e soltar (drag and drop) dentro de uma nova mensagem em composição, anexando as mensagens visualizadas na nova mensagem em composição.
  • Inclusão de atalho para criar filtro de mensagem a partir da própria mensagem: A idéia é que exista um atalho para o usuário criar um filtro de mensagem (pelo remetente e assunto) já apartir da listagem de mensagens ou apartir de uma mensagem já aberta.
  • Compatibilizar tela de anexar mensagens com o novo arquivamento local: Esta melhoria visa compatibilizar a funcionalidade de anexar mensagens com o Novo Arquivamento Local, permitindo a listagem de mensagens armazenadas localmente e a possibilidade de anexá-las em uma nova mensagem. No antigo arquivamento já existia a compatibilidade com mensagens locais, entretando esta compatibilidade teve de ser adequada ao novo arquivamento local.

ExpressoCalendar

  • Exibição do status das tarefas e/ou atividades nos calendários diário, semanal e mensal: O objetivo desta melhoria é de que o status de execução das tarefas (módulo ExpressoCalendar) sejam visíveis antes mesmo do usuário ter de abrir a tarefa para obter esta informação. Desta forma, o ícone do indicador do status em cores (vermelho, amarelo, verde) será visível ao lado de cada tarefa nos calendários diário, semanal e mensal.
  • Ao alterar o grupo de uma atividade, tornar opcional a alteração ou não do grupo das tarefas atreladas à atividade: Ao alterar o grupo de uma atividade, tornar opcional a alteração ou não do grupo das tarefas atreladas à atividade.

Pré-requisitos do ambiente

Distribuições totalmente homologadas:

  • Ubuntu LTS Precise Pangolin (12.04.1)

Distribuições parcialmente homologadas:

  • Centos 6 (6.4)
  • Debian Squeeze (6.0.6)

Estas distribuições, e até outras, podem ser utilizadas e são compatíveis com o Expresso Livre. Porém, não possuem em seus repositórios oficiais os pacotes de software nas versões mínimas exigidas, como no caso do Cyrus-IMAP e PHP. Neste caso, será necessário utilizar um repositório externo, de terceiros ou mesmo uma compilação/geração manual dos pacotes de software.

Requisitos mínimos para qualquer ambiente:

  • PHP > 5.3.3
  • Cyrus > 2.4.0
  • Postgres > 9.0

Ambiente recomendado:

  • PHP 5.3.18
  • Postgres 9.1.6
  • Cyrus 2.4.13
  • Java 1.6.x (*)

(*) Em virtude do esforço empreendido nas melhorias de performance especialmente dos módulos ExpressoMail e ExpressoCalendar, é recomendável ter instalado o Java no servidor. O componente Assetic foi incluído no Expresso, que faz cacheamento de arquivos javascript e css. Além disto, os arquivos javascript e css podem ser minificados (remoção dos caracteres desnecessários sem alteração das funcionalidades), de forma que possam ser carregados mais rapidamente e que faz uso do Java para tal, daí a recomendação para instalação do Java.

Procedimentos para atualização

Segue abaixo os procedimentos que devem ser realizados em um ambiente já existente. Em instalações novas, não é preciso fazer nada, caso utilize o próprio instalador do Expresso?.

A partir da versão 2.2.x

  • Veja a instalação/configuração da versão 2.4.0;
  • Veja a instalação/configuração da versão 2.4.1;

A partir da versão 2.4.x

Para quem já utiliza a versão 2.4.x, a partir da versão 2.5, a preferência de limpeza automática da pasta lixeira em até cinco (5) dias foi retirada do código. Agora o administrador deve configurar a periodicidade desta limpeza, diretamente no Cyrus. A pasta Spam também está incluída nesta limpeza (caso o antispam esteja instalado no Expresso). Para isto é necessário acessar o arquivo de configuração do Cyrus - cyrus.conf, localizado em "/etc/cyrus.conf" e no bloco "EVENTS" (no final do arquivo), inserir as linhas:

# Debian e Ubuntu
	        # Remove os e-mails com mais de 30 e 15 dias, das pastas lixeira (trash) e spam (spam), respectivamente
	        limpalixeira cmd="/usr/sbin/ipurge -d30 -f user/*/Trash" at=0110
	        limpaspam cmd="/usr/sbin/ipurge -d15 -f user/*/Spam" at=0220

# CentOS e RHEL
	        # Remove os e-mails com mais de 30 e 15 dias, das pastas lixeira (trash) e spam (spam), respectivamente
	        limpalixeira cmd="/usr/lib/cyrus-imapd/ipurge -d30 -f user/*/Trash" at=0110
	        limpaspam cmd="/usr/lib/cyrus-imapd/ipurge -d15 -f user/*/Spam" at=0220

Salvo esta configuração, os demais passos contidos na página de atualização? já são suficientes. Mas é bom revisar os arquivos ".srv".

Remoção do antigo módulo Calendar

Nesta versão 2.5.1, o módulo de Agenda Calendar foi removido completamente, restando apenas a parte do setup para permitir sua desinstalação. Portanto, ao atualizar a partir de qualquer versão anterior 2.x para a versão 2.5.1, o módulo de agenda não estará mais disponível.

  1. Após uma atualização para a versão 2.5.1, o ícone referente à antiga agenda (calendar) não será mais exibido:

  1. É recomendado remover o módulo pelo setup:

Attachments