wiki:versoes/25

Version 19 (modified by viani, 3 years ago) (diff)

--

Ciclo 2.5

Destaques

Para visualizar todas as correções e melhorias deste ciclo, veja o roadmap: 2.5.0

Esta é a versão mais recente desta árvore de código: 2.5.1.

Geral

  • Nesta versão foi realizada uma força tarefa para otimizarmos a performance, principalmente dos módulos ExpressoMail e ExpressoCalendar. Reduzimos a quantidade de bytes transferidos ao realizar o login e consequentemente o tempo de carregamento. Foi incluído também um melhor controle do cache/arquivos javascript e css e um minificador diminuindo o tamanho destes arquivos.
  • Inclusão do módulo de sincronização Z-Push. Além do já conhecido suporte ao DaviCal no módulo ExpressoCalendar, agora o usuário tem à disposição a possibilidade de sincronizar mais recursos com seus dispositivos móveis. O módulo de sincronização Z-push permite ao usuário sincronizar seus e-mails, contatos e eventos do Expresso com dispositivos móveis através do protocolo ActiveSync. Os aparelhos suportados são Windows Mobile/Phone, iPhone, Android, Nokia e outros.

ExpressoMail

  • Verificação de presença de anexo no e-mail caso usuário digite a palavra "anexo" ou suas variantes para os idiomas Português (Brasil), Inglês e Espanhol.
  • Nova solução de arquivamento local utilizando o serviço MailArchiver (aplicação embutida na própria suíte do Expresso) em substituição ao mecanismo de plugin de navegador (Google Gears).

Pré-requisitos do ambiente

Distribuições totalmente homologadas:

  • Ubuntu LTS Precise Pangolin (12.04.1)

Distribuições parcialmente homologadas:

  • Centos 6 (6.4)
  • Debian Squeeze (6.0.6)

Estas distribuições, e até outras, podem ser utilizadas e são compatíveis com o Expresso Livre. Porém, não possuem em seus repositórios oficiais os pacotes de software nas versões mínimas exigidas, como no caso do Cyrus-IMAP e PHP. Neste caso, será necessário utilizar um repositório externo, de terceiros ou mesmo uma compilação/geração manual dos pacotes de software.

Requisitos mínimos para qualquer ambiente:

  • PHP > 5.3.3
  • Cyrus > 2.4.0
  • Postgres > 9.0

Ambiente recomendado:

  • PHP 5.3.18
  • Postgres 9.1.6
  • Cyrus 2.4.13
  • Java 1.6.x (*)

(*) Em virtude do esforço empreendido nas melhorias de performance especialmente dos módulos ExpressoMail e ExpressoCalendar, é recomendável ter instalado o Java no servidor. O componente Assetic foi incluído no Expresso, que faz cacheamento de arquivos javascript e css. Além disto, os arquivos javascript e css podem ser minificados (remoção dos caracteres desnecessários sem alteração das funcionalidades), de forma que possam ser carregados mais rapidamente e que faz uso do Java para tal, daí a recomendação para instalação do Java.

Procedimentos para atualização

Segue abaixo os procedimentos que devem ser realizados em um ambiente já existente. Em instalações novas, não é preciso fazer nada, caso utilize o próprio instalador do Expresso?.

A partir da versão 2.2.x

  • Veja a instalação/configuração da versão 2.4.0;
  • Veja a instalação/configuração da versão 2.4.1;

A partir da versão 2.4.x

Para quem já utiliza a versão 2.4.x, a partir da versão 2.5, a preferência de limpeza automática da pasta lixeira em até cinco (5) dias foi retirada do código. Agora o administrador deve configurar a periodicidade desta limpeza, diretamente no Cyrus. A pasta Spam também está incluída nesta limpeza (caso o antispam esteja instalado no Expresso). Para isto é necessário acessar o arquivo de configuração do Cyrus - cyrus.conf, localizado em "/etc/cyrus.conf" e no bloco "EVENTS" (no final do arquivo), inserir as linhas:

# Debian e Ubuntu
	        # Remove os e-mails com mais de 30 e 15 dias, das pastas lixeira (trash) e spam (spam), respectivamente
	        limpalixeira cmd="/usr/sbin/ipurge -d30 -f user/*/Trash" at=0110
	        limpaspam cmd="/usr/sbin/ipurge -d15 -f user/*/Spam" at=0220

# CentOS e RHEL
	        # Remove os e-mails com mais de 30 e 15 dias, das pastas lixeira (trash) e spam (spam), respectivamente
	        limpalixeira cmd="/usr/lib/cyrus-imapd/ipurge -d30 -f user/*/Trash" at=0110
	        limpaspam cmd="/usr/lib/cyrus-imapd/ipurge -d15 -f user/*/Spam" at=0220

Salvo esta configuração, os demais passos contidos na página de atualização? já são suficientes. Mas é bom revisar os arquivos ".srv".

Novas funcionalidades

Abaixo será descrito como utilizar as novas funcionalidades do Expresso.

Novo Arquivamento Local

A nova solução de arquivamento local visa substituir a atual solução, baseada no Google GEARS, que foi  descontinuado pelo próprio Google algum tempo atrás... Esta nova solução foi totalmente desenvolvida pelo SERPRO, e disponibilizada para comunidade. A Prognus em parceria com a CAIXA, fizeram o porte desta solução para a nova versão do Expresso, a 2.5.0.

Instalação no Windows

Para a instalação do serviço MailArchiver para Windows faça o download do aplicativo a partir  deste link para 32 bits (pacote msi) ou a partir  deste link para 64 bits (pacote msi).

Após o download, abra o instalador. Selecione a pasta de instalação e clique no botão "Próximo". Na próxima tela será necessário informar a URL de autenticação do MailArchiver com o Expresso, adicione o caminho para o arquivo info.php que se encontra no diretório raiz do seu ambiente Expresso. Clique sobre o botão "Próximo" e em seguida sobre o botão "Instalar".

Após a instalação ter ocorrido com sucesso, procure pelo lançador "Iniciar MailArchiver" no menu "Iniciar" do Windows. Clique sobre ele para iniciar o serviço.

Instalação no Linux

Para a instalação do serviço MailArchiver para Linux faça o download do aplicativo a partir  deste link para 32 bits (pacote deb) ou a partir  deste link para 64 bits (pacote deb).

Caso esteja utilizando a distribuição Ubuntu, após o download, abra o instalador e a Central de programas do Ubuntu fará a instalação. Clique em "Instalar".

Após a instalação, acesse o arquivo de configuração e modifique sua URL de autenticação como root pelo terminal.

sudo vi /opt/mailarchiver/etc/config.ini

Após aberto o arquivo, modifique a linha "url=[...]" adicionando o caminho para o arquivo info.php que se encontra no diretório raiz do seu ambiente Expresso.

[Authentication]
url=http://[seu_dominio_do_expresso]/info.php

Para que o serviço seja iniciado automaticamente ao iniciar o sistema operacional, execute os comandos abaixo no terminal.

cd etc/rc2.d/
sudo ln -s ../init.d/mailarchiver.sh S99mailarchiver
sudo cp S99mailarchiver ../rc3.d/

Caso seja necessário, pare e inicie novamente o serviço MailArchiver.

cd /etc/init.d
sudo ./mailarchiver.sh stop
sudo ./mailarchiver.sh start

Configurações necessárias no Expresso

Abra de preferencia o navegador Firefox (Opera e Chrome não são suportados, pois não provêm mecanismos de suporte a CORS) e inicie a sessão no Expresso. Entre no módulo ExpressoMail. Vá até as preferencias do ExpressoMail e coloque "Sim" para a preferência "Você gostaria de usar mensagens locais?". A partir daqui estará disponível na estrutura de pastas do ExpressoMail a estrutura "Pastas locais" com pastas semelhantes às padrões IMAP do usuário.

Módulo Z-Push

Para instalação/configuração do Z-Push em seu Expresso 2.5 não é necessário nenhum procedimento adicional. Basta localizá-lo na listagem de módulos do Expresso no setup, e marcar para instalação:

Após instalá-lo, o Expresso já estará apto para sincronizar com dispositivos móveis utilizando o protocolo ActiveSync, bastando apenas executar procedimentos de configuração nos dispositivos móveis suportados.

Attachments