Ticket #965 (assigned melhoria)

Opened 14 years ago

Last modified 14 years ago

Reestruturar script de instalação

Reported by: wmerlotto Owned by: wmerlotto
Priority: média Milestone:
Component: Installer Version: sandbox
Severity: Keywords: instalador scripts
Cc: WorkGroup:

Description

Inicialmente só havia um script de instalação, para Debian Sarge. A participação da comunidade aumentou bastante e hoje temos scripts para Debian Etch, Lenny, Red Hat, CentOS, SuSe, ... E poderíamos ter ainda mais...

O problema é que os scripts posteriores ao original são basicamente cópias, replicando dados comuns como configurações dos serviços.

A proposta aqui é reestruturar completamente o script de instalação, deixando-o mais interativo e fácil de atualizá-lo e até mesmo mais prático para expandí-lo.

Change History

comment:1 Changed 14 years ago by wmerlotto

  • Status changed from new to assigned

doc-expressolivre copiado para o sandbox [2244].

comment:2 Changed 14 years ago by niltonneto

Ótima iniciativa. As outras dists devem estar desatualizadas, apesar do expresso.dump e expresso.ldif serem links simbólicos para a dist Debian....

comment:3 Changed 14 years ago by wmerlotto

Removi os arquivos duplicados, agrupei os scripts e dados comuns e alterei o diretórios dos "etc" [2245]. Reorganização dos diretórios [2254] [2255]. Criação dos scripts de inicialização e instalação/configuração do servidor http [2256].

comment:4 Changed 14 years ago by wmerlotto

A ideia é criar um único script, na raiz do diretório "doc-expressolivre". O usuário poderá escolher entre instalar e configurar automaticamente todos os serviços de uma vez ou escolher quais serviços serão instalados. Esta característica é interessante para instalações grandes, onde os serviços são separados em máquinas distintas.

O script será totalmente baseado em funções, onde cada função possui suas variações, em outros arquivos (arquivos/scripts/*.sh), de acordo com a distribuição.

Por exemplo, a função "http_debian-lenny" é específica para instalar e configurar o servidor http no Debian Lenny, assim como a função "http_rhel5" é específica para RedHat? 5 e todas as funções relacionadas ao serviço http ficam no arquivo "arquivos/scripts/http.sh".

comment:5 Changed 14 years ago by niltonneto

Só uma nota: Mude o version para "sandbox" e deixe sem nenhum milestone até ir pro trunk.

comment:6 Changed 14 years ago by wmerlotto

  • Version changed from trunk to sandbox
  • Milestone Expresso 2.2 deleted

comment:7 Changed 14 years ago by niltonneto

William, alguma novidade neste ticket?

Note: See TracTickets for help on using tickets.